quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto Mãe-bebê incentiva a "terapia do brincar"

O projeto Mãe-bebê, elaborado e desenvolvido pelo serviço de Psicologia do Centro de Reabilitação Infantil (CRI), está no segundo mês de sua implantação dando apoio psicológico às mães de bebês de 0 a 2 anos atendidos no Centro. Em uma sala ampla, repleta de brinquedos, em ambiente confortável e acolhedor, é exercitada a chamada "terapia do brincar", que utiliza brinquedos, colchões, almofadas e, acima de tudo, carinho e compreensão. O atendimento é feito em grupo, quinzenalmente, sempre às quartas-feiras pela manhã.
A psicóloga Almira Navarro explica que o objetivo é trabalhar o vínculo afetivo das mães de crianças com deficiência através da interação mãe-bebê em um momento de descontração. "Algumas mães têm dificuldades de comunicação com seus bebês quando estes possuem alguma limitação e passam por sofrimentos como cirurgias e internações, daí a importância de uma vivência positiva como esta para que elas passem a enxergar o bebê e não apenas a doença".
Ela explica que, apesar de estarem disponíveis para conversas tanto em grupo como individuais, a intenção maior não é apenas dar conselhos. "Estamos aqui para sermos companheiras, para dar suporte, ou seja, para suportar a dor delas, e esse suporte pode vir através de uma conversa individual ou simplesmente da troca de experiências entre as próprias mães e do contato delas com os filhos em um momento de descontração".
Jailma Menezes, mãe de Pedro, de cinco meses de idade, atendida pelo CRI desde o nascimento do bebê, aproveita o momento que ela afirma ser muito importante para o desenvolvimento do filho. "Aqui no CRI faço acompanhamento com fisioterapeuta, fonoaudióloga e pediatra nunca falto ao dia do Mãe-bebê porque sei que é importante para mim e para o meu filho". Atualmente o projeto tem cerca de 30 bebês atendidos e o serviço é acessível a todas as crianças atendidas no CRI na faixa etária de 0 a 2 anos de idade.

FONTE: www.saude.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário